Please use this identifier to cite or link to this item: http://srv-bdtd:8080/handle/tede/521
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Experiências e expectativas de um discente de enfermagem no cuidar de pessoas com feridas crônicas
Other Titles: Experiences and expectations of a nursing nurse in caring for people with chronic wounds
metadata.dc.creator: Ferraz, Lucas de Mello
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Uirassú Tupinambá Silva de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Nunes, Layanne Crystina Bandeira
metadata.dc.contributor.referee1: Farias, Hélder Delano Barbosa de
metadata.dc.description.resumo: Introdução: A vivência que gerou este relato de experiência deu-se através do acompanhamento de pacientes diabéticos fragilizados por feridas crônicas de difícil cicatrização. Tal experiência aconteceu na Unidade Docente Assistencial UDA. A integração ensino-serviço contribui para a formação de profissionais de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS. Objetivo Geral: Analisar as experiências e expectativas do ser e do fazer de um estudante de enfermagem no cuidar de pessoas com feridas crônicas. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência e expectativas do acompanhamento diário da evolução de feridas crônicas, com curativo realizado pelos acadêmicos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Cesmac durante o estágio supervisionado l que acontece na Unidade Docente Assistencial UDA. Resultado: Acompanhar o caso oportunizou um aprendizado ímpar, visto que foi a primeira vez em que pudemos efetivamente executar e acompanhar a evolução positiva das lesões na condição de estudante de enfermagem. Conclusão: A experiência com os pacientes oportunizou um aprendizado ímpar, onde tivemos autonomia e oportunidade de tomada de decisão junto às preceptoras da unidade. Sentimos que as nossas orientações e o estímulo à modificação dos hábitos alimentares trouxeram uma melhor qualidade de vida para os pacientes.
Abstract: Introduction: The experience that generated this report of experience occurred through the follow-up of diabetic patients with chronic wound that was difficult to heal. This experience happened in the UDA Teaching Assistance Unit. The teaching-service integration contributes to the training of professionals according to the principles and guidelines of the Unified Health System - SUS. General Objective: To analyze the experiences and expectations of being and doing of a nursing student in caring for people with chronic wounds Methods: This is an account of experience and expectations of the daily follow-up of the evolution of chronic wounds, with a dressing performed by the Nursing students of the Centro Universitário Cesmac during the supervised stage 1 that happens in the UDA Teaching Assistancy Unit. Results: Accompanying the case provided an unparalleled learning experience, since it was the first time that we could effectively execute and follow the positive evolution of the lesions as a nursing student. Conclusion: The experience with patients provided an unparalleled learning experience, where we had autonomy and opportunity for decision-making with the unit's preceptors. We felt that our guidelines and the encouragement of changes in eating habits brought a better quality of life for patients.
Keywords: Diabetes mellitus
Ferimentos e lesões
Atenção primária à saúde
Educação em enfermagem
Diabetes mellitus
Wounds and Injuries
Primary health care
Education nursing
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Centro Universitário CESMAC
metadata.dc.publisher.initials: CESMAC
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
Citation: FERRAZ, Lucas de Mello. Experiências e expectativas de um discente de enfermagem no cuidar de pessoas com feridas crônicas. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Curso de Enfermagem, Centro Universitário CESMAC, Maceió-AL, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://srv-bdtd:8080/handle/tede/521
Issue Date: 13-Dec-2018
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.