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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Arquitetura socioeducativa: anteprojeto arquitetônico de uma unidade de internação e ressocialização para adolescentes em conflito com a lei
metadata.dc.creator: Pereira, Nina Rosa Honorato
metadata.dc.contributor.advisor1: Gonçalves, Vanessa Maria de Melo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pedroza Jr., Fernando de C.
metadata.dc.contributor.referee1: Gonçalves, Vanessa Maria de Melo
metadata.dc.contributor.referee2: Pedroza Jr., Fernando de C.
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Fabiane Jhoralina de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Diante do crescente número de jovens que contrariam a legislação, acarretou-se uma maior preocupação com relação ao espaço destinado à internação daqueles que cometem um ato infracional. O sistema de privação de liberdade, de base socioeducativa, faz uso da educação como instrumento para reinserção social do jovem e deve prevalecer em relação ao caráter punitivo da privação de liberdade. É fato que os ambientes vivenciados diariamente têm efeito direto no comportamento de seu usuário, além de auxiliar na estruturação dos valores sociais que determinam o sucesso ou a falta dele nas atividades que ocorrem em seu interior. No que se refere às unidades de internação e ressocialização para adolescentes em conflito com a lei, a importância de se considerar o efeito causado pela relação entre o espaço e seu usuário se torna ainda maior devido à intensa vivência do espaço institucional pelo adolescente internado. Dessa forma, empregando os ideais utilizados na arquitetura socioeducativa, o presente trabalho visa realizar um estudo mais detalhado de uma nova forma de conceber arquitetura prisional, de maneira mais social, a fim de que o espaço projetado contribua com a recuperação de seus usuários, criando assim mais alternativas de atividades socioeducativas e profissionalizantes que auxiliem e se façam presentes durante o crescimento e desenvolvimento pessoal dos jovens em conflito com a lei. Este corresponde à elaboração de um anteprojeto arquitetônico de uma unidade de internação e ressocialização para adolescentes em conflito com a lei na cidade de Maceió, em Alagoas, referente à produção do Trabalho de Conclusão de Curso, do curso de Arquitetura e Urbanismo, CESMAC, apresentado no final do ano de 2018.
Abstract: Faced with the growing number of young people who contravene the legislation, there has been a greater concern regarding the space for the internment of those who commit an infraction. The system of deprivation of liberty, with a socio-educational basis, makes use of education as an instrument for the social reintegration of the young person and must prevail in relation to the punitive character of deprivation of liberty. It is a fact that the environments experienced daily have a direct effect on the behavior of its user, besides helping in the structuring of the social values that determine the success or lack of it in the activities that occur in its interior. Regarding the detention and resocialization units for adolescents in conflict with the law, the importance of considering the effect caused by the relationship between space and its user becomes even greater due to the intense experience of the institutional space by the detained adolescent. Thus, employing the ideals used in socioeducational architecture, the present work aims to perform a more detailed study of a new way of conceiving prison architecture, in a more social way, so that the projected space contributes to the recovery of its users, creating as well as alternative socioeducational and vocational activities that help and make themselves present during the personal growth and development of young people in conflict with the law. This corresponds to the elaboration of an architectural design of a detention and resocialization unit for adolescents in conflict with the law in the city of Maceió, in Alagoas, related to the production of the Course Completion Work, the Architecture and Urbanism course, CESMAC, presented at the end of 2018.
Keywords: Ressocialização
Ato Infracional
Arquitetura socioeducativa
Privação de liberdade
Resocialization
Infringement act
Socio-educational Architecture
Deprivation of liberty
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Centro Universitário CESMAC
metadata.dc.publisher.initials: CESMAC
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
Citation: PEREIRA, Nina Rosa Honorato. Arquitetura socioeducativa: anteprojeto arquitetônico de uma unidade de internação e ressocialização para adolescentes em conflito com a lei. 2018. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Curso de Arquitetura e Urbanismo, Centro Universitário CESMAC, Maceió-AL, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://srv-bdtd:8080/handle/tede/432
Issue Date: 26-Nov-2018
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