Please use this identifier to cite or link to this item: http://srv-bdtd:8080/handle/tede/414
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Estudo da viabilidade do uso de pneus como material utilizado em estruturas de contenção
Other Titles: Study on the viability in the use of tires as a material used in retaining walls
metadata.dc.creator: Lima, Leylane Martins Cerqueira
Ramos, Sarah Louyse Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Danúbia Teixeira
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Thassia Catherine Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Rafael Leandro Costa
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho é apresentado um comparativo técnico e econômico entre duas estruturas de contenção: alvenaria de pedras e pneus inservíveis, e a viabilidade do uso de pneus em estrutura de contenção. Utilizou como exemplo um muro em pedras existente na Avenida Governador Afrânio Lages, localizado na cidade de Maceió-AL. Dados referentes a geometria e ao tipo de solo do talude em que o muro atua foram utilizados para a verificação dos esforços atuantes, fazendo uso do método de Rankine, e resistentes do muro a fim de identificar as condições de estabilidade quanto ao tombamento, deslizamento e a capacidade de carga de fundação do muro em questão. Para efeito comparativo, com os dados do talude do muro em alvenaria de pedras foi realizado o dimensionamento de um muro de contenção em pneus, determinando os esforços atuantes a partir do método de Coulomb, e resistentes do muro construído com esse material. Foram elaborados orçamentos para os dois tipos de muro, identificando e quantificando os materiais necessários para construção. A realização desse estudo comparativo permitiu a verificação da viabilidade de dimensionar uma estrutura de contenção utilizando pneus, material que quando considerado inservível para cumprir os objetivos de fabricação, atendeu as recomendações de segurança quanto a estabilidade quando utilizado como material de construção de um muro de contenção.
Abstract: On this paper is presented with a technical and economical comparative between two retaining walls: brickwork and unserviceable tires, and the viability of using tires in retaining walls. This research made use of example an existing brick wall in Governador Afrânio Lages avenue, based in Maceió-Al city. The data regarding the slope geometry and soil type where the wall is active were used for verify the acting forces by the Rankine method, and resistance forces on the wall in order to verify the conditions of stability for tipping, sliding and capacity of foundation load for the wall in study. To compare the situations with the brick wall slope data was also performed the dimensioning for the retaining wall with tires, determining the acting forces from the Coulomb method, and the resistance forces for the wall built with this materirial. Budgets were elaborated for the two kinds of walls, identifying and quantifying the materials required to built. To realize this comparative study it was allowed to verify the viability to size a retaining wall using tires, material that when was considered useless to attend the purpose, showed to attend the safety recommendations as a construction material for a retaining wall.
Keywords: Contenção
Pedras
Pneus
Muro
Retaining
Brick
Tires
Wall
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Centro Universitário CESMAC
metadata.dc.publisher.initials: CESMAC
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
Citation: LIMA, Leylane Martins Cerqueira; RAMOS, Sarah Louyse Gonçalves. Estudo da viabilidade do uso de pneus como material utilizado em estruturas de contenção. 2017. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Curso de Engenharia Civil, Centro Universitário CESMAC, Maceió-AL, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://srv-bdtd:8080/handle/tede/414
Issue Date: 29-Nov-2017
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.