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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Análise de priorização de conservação do pavimento
Other Titles: Analysis of priorization of conservation of pavement
metadata.dc.creator: Morais, Deyvid Filipe Rafael
Azevedo, Gabriel Chaves
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Danúbia Teixeira
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Fernando Silva de
metadata.dc.contributor.referee2: Menezes, Danilo José Barros de
metadata.dc.description.resumo: O modal rodoviário brasileiro sofre com a falta de investimentos proporcional à sua importância econômica. Por ser o principal meio de transporte e deslocamento do país, patologias surgem em rodovias, acarretando, assim, problemas que afetam os usuários. Diante dessa situação, se faz necessário intervir por meio de manutenção, ao surgimento de patologias. Apesar do Brasil ter a quarta maior malha rodoviária do mundo, a falta de investimentos nas rodovias é notória: uma parte considerável do principal meio de deslocamento do país, cerca de 30%, sofre com a falta de manutenção, e dos 1.720.643 quilômetros de estradas, apenas 210.618 quilômetros estão pavimentados. Como o dinheiro público, quase sempre, não pode ser liberado em sua totalidade para reformas de trechos extensos de rodovia, a boa aplicação é fundamental ao bem-estar do usuário e às condições de segurança e conforto das rodovias. Com objetivo de avaliar o destino adequado dos investimentos em infraestrutura nas rodovias, este trabalho busca compreender o uso do HDM-4 e os métodos de decisões utilizando o índice de prioridade e as estratégias de manutenção e reabilitação em duas rodovias no estado de Alagoas: BR-423 e AL-110. Com o auxílio da ficha de resumo dos projetos de execução dos reparos já realizados, disponibilizada pelo DNIT, as análises de soluções foram baseadas no atual cenário econômico, estudos de anos anteriores, e em toda a logística que envolve o processo de reparação desses trechos.
Abstract: The Brazilian road sector suffers from the lack of investments proportional to its economic importance. Because it is the main way of transport and transportation in the country, pathologies arise on highways, thus causing problems that affect users. With this situation, it is necessary to intervene by maintenance, to the appearance of pathologies. Despite the fact that Brazil has the fourth largest road network in the world, the lack of investment in highways is notorious: a considerable part of the country's main way of transportation, about 30%, suffers from a lack of maintenance, and 1,720,643 kilometers of roads, only 210,618 kilometers are paved. As public money, almost always, can not be liberated fully for reforms of extensive stretches of highway, good application is fundamental to the well-being of the user and the conditions of safety and comfort of the highways. The objective of this study was to evaluate the use of HDM-4 and decision methods using the index of priority and the strategies of maintenance and rehabilitation in two highways in the state of Alagoas: BR -423 and AL-110. With help of the summary form of the repairs already carried out, made available by DNIT, the analyzes of solutions were based on the current economic scenario, studies from previous years, and on all the logistics involved in the repair process of these stretches.
Keywords: Rodovia
Patologia
Manutenção
HDM-4
Highway
Pathologies
Maintenance
HDM-4
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Centro Universitário CESMAC
metadata.dc.publisher.initials: CESMAC
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
Citation: MORAIS, Deyvid Filipe Rafael; AZEVEDO, Gabriel Chaves. Análise de priorização de conservação do pavimento. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Curso de Engenharia Civil, Centro Universitário CESMAC, Maceió-AL, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://srv-bdtd:8080/handle/tede/402
Issue Date: 21-Nov-2018
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação

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