Please use this identifier to cite or link to this item: http://srv-bdtd:8080/handle/tede/250
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A sala de recursos como espaço facilitador de aprendizagem
metadata.dc.creator: Henrique, Thatyane de Moraes
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Rosiete Pereira da
metadata.dc.description.resumo: O presente relatório irá apresentar as experiências do estágio curricular supervisionado com ênfase em Psicologia e Processos Educativos do 10º período do curso de Psicologia do Centro Universitário CESMAC. Durante quatro meses de trabalho, os estagiários puderam desenvolver diversas atividades: leitura e debate de artigos científicos, resenhas, memorial, relatórios, mapeamento, projeto para clínica (CASF), PIT, visitas, intervenções, mini aula e outras atribuições. E foi através dessas experiências que os alunos puderam desempenhar o verdadeiro papel do psicólogo escolar, e entrar em contato com a realidade das instituições, professores, alunos e do fazer psicológico. O Projeto de Intervenção por Tema foi aplicado na Escola Estadual Rotary e teve como objetivo propor aos educadores, a utilização da Sala de Recursos como instrumento para facilitar e dinamizar o processo de aprendizagem dos alunos, respeitando a individualidade dos mesmos. Através da organização dos materiais didáticos na Sala de Recursos, da estimulação da imaginação e criatividade do professor como mediador da aprendizagem e do interesse dos educadores para a importância e utilização das atividades. Diante disso, fica evidente que a proposta da Psicologia Escolar realmente traz grandes benefícios para o desenvolvimento das competências e habilidades do aluno.
Abstract: This report will present the experiences of the supervised curriculum internship with emphasis in Psychology and Educational Processes of the 10th period of the Psychology course of the CESMAC University Center. During four months of work, the trainees were able to develop several activities: reading and debate of scientific articles, reviews, memorial, reports, mapping, clinical project (CASF), PIT visits, interventions, mini-class and other assignments. And it was through these experiences that the students were able to play the true role of the school psychologist, and get in touch with the reality of institutions, teachers, students and the psychological doing. The Theme Intervention Project was applied at the Rotary State School and aimed to propose to educators the use of the Resource Room as an instrument to facilitate and stimulate the students' learning process, respecting their individuality. Through the organization of teaching materials in the Resource Room, stimulation of the imagination and creativity of the teacher as mediator of learning and the interest of educators to the importance and use of activities. Given this, it is evident that the proposal of School Psychology really brings great benefits to the development of the student's skills and abilities.
Keywords: Psicologia
Aprendizagem
Escola
Psychology
Learning
School
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Centro Universitário CESMAC
metadata.dc.publisher.initials: CESMAC
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://srv-bdtd:8080/handle/tede/250
Issue Date: 7-Nov-2018
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A sala de recursos como espaço facilitador de aprendizagem.pdf4,53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.