Please use this identifier to cite or link to this item: http://srv-bdtd:8080/handle/tede/232
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Análise comparativa entre os cursos de medicina veterinária com desempenho de alta performance e insatisfatórios no enade
metadata.dc.creator: Amorim, Lívia Bezerra Bueno de
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira , Cláudia Alessandra Alves de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Peixoto, Ana Lydia Vasco de Albuquerque
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Gilsan Aparecida de
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Alice Cristina Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Com o intuito de fiscalizar a qualidade das Instituições de Ensino Superior o Governo institui em 2004 o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), o qual avalia três eixos: instituição, curso e estudante. O último é avaliado através do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE) que avalia o desempenho do estudante no processo de formação acadêmica em relação aos conteúdos programáticos e questões de atualidade. A presente pesquisa visou relacionar o desempenho nas provas do ENADE do curso de medicina veterinária com desempenho insatisfatório (Conceito 1 e 2) com os cursos de alta performance (Conceito 5) ao longo dos ciclos SINAES, no sentido de comparar o desempenho efetivo ao longo das edições do ENADE. Consistiu em uma pesquisa quantitativa, utilizou-se os dados oficiais fornecidos pelo Ministério da Educação e calculou-se a Diferença de Desempenho entre os ciclos avaliativos e a taxa de variação de desempenho entre os ciclos. Foi observado que a diferença obtida entre a instituição de Conceito 1 e 2 e a de Conceito 5, na prova de Componente Específico em relação à média Brasil é, em média, de 10 pontos. Uma instituição com Conceito 5, não significa qualidade plena. Os gestores acadêmicos devem observar os resultados obtidos para detectar os pontos positivos e negativos de sua instituição e realizar os ajustes didáticos-pedagógicos, afim de melhorar a qualidade do profissional de medicina veterinária.
Abstract: With the purpose of supervising the quality of Higher Education Institutions, the Government established in 2004 the National System of Evaluation of Higher Education (SINAES), which evaluates three axes: institution, course and student. The latter is evaluated through the National Student Performance Examination (ENADE) which assesses student performance in the academic training process in relation to programmatic content and current issues. The present research aimed to relate the performance in the ENADE tests of the veterinary medicine course with poor performance (Concept 1 and 2) with the high performance courses (Concept 5) throughout the SINAES cycles, in order to compare the effective performance over the course Of ENADE issues. It consisted of a quantitative research, the official data provided by the Ministry of Education wasused and the Performance Difference between the evaluative cycles and the rate of variation of performance between the cycles was calculated. It was observed that the difference between Concept 1 and 2 and Concept 5, in the Specific Component test in relation to the Brazil average, is on average 10 points. An institution with Concept 5 does not mean full quality. Academic managers should observe the results obtained to detect the positive and negative points of their institution and make the didactic-pedagogical adjustments in order to improve the quality of the veterinary medicine professional.
Keywords: SINAES
Educação Superior
Qualidade
Desempenho
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Centro Universitário CESMAC
metadata.dc.publisher.initials: CESMAC
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
Citation: AMORIM, Lívia Bezerra Bueno de. Análise comparativa entre os cursos de medicina veterinária com desempenho de alta performance e insatisfatórios no enade. 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Curso de Medicina Veterinária, Centro Universitário CESMAC, Marechal Deodoro, AL, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://srv-bdtd:8080/handle/tede/232
Issue Date: 8-Aug-2017
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.