Please use this identifier to cite or link to this item: http://srv-bdtd:8080/handle/tede/214
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Marketing pessoal e redes sociais na empregabilidade do psicólogo recém-formado no mercado de trabalho moderno
metadata.dc.creator: Tenório, Luís Gustavo Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Rocha, Leandro Matos Souto da
metadata.dc.description.resumo: O aludido artigo enseja aos psicólogos recém-formados repensarem as suas estratégias de marketing ou de divulgação de serviços psicológicos para a inserção no mercado de trabalho. No momento atual, a quantidade de profissionais é aritmeticamente maior que a quantidade de empregos ofertados, criando um mercado saturado de profissionais. A princípio fez-se uma recapitulação histórica referente a mercado de trabalho, conceito e suas transformações até os moldes atuais. Posteriormente, aborda-se a história da profissão do psicólogo até seu reconhecimento, enquanto ciência legitimada. Em seguida são pleiteadas ferramentas como mídias sociais, marketing, networking e marketing pessoal, dispositivos de grande valia para inserção destes profissionais no cenário de mercado atual, à medida que oportunizam informações, esclarecem e dão dicas, potencializando as chances de sucesso e alcance de empregabilidade. Vale salientar os cuidados que devem ser tomados na prática destes instrumentos de forma a resguardar a sociedade. Este estudo foi baseado em um levantamento bibliográfico, baseado em consultas de artigos especializados, livros, manuscritos, dentre outros.
Abstract: The aforementioned article allows newly formed psychologists to rethink their marketing strategies or to promote psychological services for insertion in the job market. At the present time, the number of professionals is arithmetically greater than the number of jobs offered, creating a market saturated with professionals. At the outset, a historical recapitulation was made regarding the labor market, concept and its transformations to the current molds. Subsequently, the history of the psychologist's profession until its recognition, as a legitimized science, is approached. Next, tools such as social media, marketing, networking and personal marketing are sought, devices of great value for insertion of these professionals in the current market scenario, as they provide information, clarify and give tips, potentializing the chances of success and scope of employability . It is worth emphasizing the care that must be taken in practice of these instruments in order to protect society. This study was based on a bibliographic survey, based on specialized articles, books, manuscripts, among others.
Keywords: Recém-formados em psicologia
Empregabilidade
Mídias sociais
Marketing pessoal
Newly graduated in psychology
Social media
Personal marketing
Employability
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Centro Universitário CESMAC
metadata.dc.publisher.initials: CESMAC
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://srv-bdtd:8080/handle/tede/214
Issue Date: 4-Jun-2018
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.