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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Adolescentes em conflito com a lei: relato de experiência no sistema de socioeducação
Autor(es): Rodrigues, Camila Reis
Primeiro Orientador: Melo, Maurício Luiz Marinho de Melo
Resumo: : O presente relatório tem como objetivo geral mencionar a experiência do estágio supervisionado em Psicologia jurídica, realizado na Superintendência de Medidas Socioeducativas (SUMESE), na UIME III, Unidade de Internação Masculina Extensão, localizado em Maceió, Alagoas. O estágio ocorreu no período de julho a dezembro de 2018, com carga horária de 20 horas semanais, sob a orientação do professor Mauricio Melo. Ao longo desseperíodo, foram encontradas grandes dificuldades nas unidades de internação, sendo observadas desde a entrada do adolescente para cumprir a medida socioeducativa até o desligamento da unidade de internação e seu retorno ao convívio social e comunitário. Outras dificuldades encontradas foram o espaço físico e a infraestrutura para os atendimentos psicológicos, tornando inviável muitas vezes de realizar a psicoterapia com o menor. Além disso, observou-se o despreparo dos profissionais em lidar diretamente com os adolescentes e suas problemáticas. Entretanto, apesar de todas essas dificuldades vivenciadas no setor, o estágio fez com que tornássemos indivíduos críticos e pensantes como profissional da Psicologia. Olhando pelo ângulo profissional, acredita-se que o resultado de toda experiência vivenciada encheu-nos de conhecimentos, nos fazendo notar o quanto o estudo da teoria é fundamental na aplicação prática.
Abstract: This report has the general objective of mentioning the experience of the supervised internship in Legal Psychology, carried out at the Superintendency of Socio-educational Measures (SUMESE), at UIME III, Male Extension Unit, located in Maceió, Alagoas. The internship took place from July to December 2018, with a workload of 20 hours per week, under the guidance of Professor Mauricio Melo. During this period, great difficulties were found in the hospitalization units, being observed from the entrance of the adolescent to fulfill the socioeducative measure until the detachment of the hospitalization unit and its return to the social and community life. Other difficulties encountered were the physical space and the infrastructure for psychological care, making it infeasible many times to perform psychotherapy with the child. In addition, it was observed the professionals' unpreparedness to deal directly with adolescents and their problems. However, despite all these difficulties experienced in the industry, the internship has made us become critical and thinking individuals as a Psychology professional. Looking at the professional angle, it is believed that the result of all lived experience has filled us with knowledge, making us realize how much the study of theory is fundamental in practical application.
Palavras-chave: Adolescente em conflito com a lei
Medidas socioeducativas
Ressocialização
Adolescent in conflict with the law
Socio-educational measures
Socio-educational
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário CESMAC
Sigla da Instituição: CESMAC
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://srv-bdtd:8080/handle/tede/205
Data do documento: 4-Jun-2018
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação

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