Please use this identifier to cite or link to this item: http://srv-bdtd:8080/handle/tede/200
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Uma interpretação existencial da experiência: um olhar da psicologia fenomenológica no contexto social escolar o ser-no-mundo
metadata.dc.creator: Neves, Bruno Freire Tavares das
santos, Jacqueline dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Morais, Cláudio Jorge Gomes de
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo relata o trabalho realizado a partir do Campo de estágio da Psicologia Escolar e processos educativos, desenvolvido com adolescentes do Colégio Professor Edmilson Pontes em Maceió Alagoas. Refletimos sobre o papel da Psicologia Social Escolar, buscando construir ações norteadas pelo Ensino de Habilidades de vida proposto pela Organização Mundial da Saúde, com o objetivo de ressignificar os relacionamentos interpessoais e a dinâmica da instituição escolar, sempre com o enfoque no desenvolvimento crítico frente às adversidades dialógicas possibilitando uma melhoria para além da escola, assumindo uma postura ativa no compromisso social. O trabalho dos estagiários abarcou os 7ºs anos A e B, adolescentes de 12 á 14 anos e o 3º ano, adolescentes de 16 á 18 anos. A experiência evidenciou a importância da Psicologia Social, dentro do contexto escolar, o olhar da Psicologia Fenomenológica Existencial possibilitou o contato que os estagiários estabeleceram com os alunos. Este olhar foi à chave para uma atuação transcendente dentro do contexto no qual estavam inseridos. Assim foi possível contribuir para o desenvolvimento de ações no Campo da Psicologia Social Escolar.
Abstract: This article reports the work accomplished from the field of educational psychology and educational processes, developed with adolescents of Professor Edmilson Pontes College in Maceió-Alagoas. We reflected on the role of Social Psychology School, aiming to build actions guided by Teaching of Life Skills, proposed by the World Health Organization, aiming to re-significate interpersonal relationships. Dynamics of school institution, always focusing on the critical development towards the adversities, allowing an improvement beyond the school, taking an active stance on social commitment. The work of the trainees covered 7th years A and B, adolescents from 12 to 14 years old and the third year, adolescents from 16 to 18 years old. The experience evidenced the importance of Social Psychology, within the school context at sight of Existential Phenomenological Psychology. It became possible the contact that the trainees established with the students. This vision was the key to a transcendent action within the context which they were inserted. Thus, it was possible to contribute to development of actions in the field of Social Psychology School.
Keywords: Psicologia social escolar
Habilidades de vida
Relacionamentos interpessoais
Atuação transcendente
Social psychology school
Life skills
Interpersonal relationships
Transcendent performance
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Centro Universitário CESMAC
metadata.dc.publisher.initials: CESMAC
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://srv-bdtd:8080/handle/tede/200
Issue Date: 4-May-2018
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.