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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da utilização de borracha de pneu como redução de resíduos sólidos para produção de blocos de concreto
Autor(es): Pontes, Alda Marcela Souza de Albuquerque
Araújo, Elisa Rodrigues
Primeiro Orientador: Silva, Sergio Venancio da
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento , Thássia Catherine Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Bezerra , Zeferino José Alencar
Resumo: Boa parte da sociedade tem se voltado para os conceitos da sustentabilidade, buscando alternativas para minimizar os impactos originado pelo consumo de matéria-prima e pelo grande volume de resíduos gerados. Entre os quais se incluem os resíduos provocados pela construção civil e os provenientes de borracha de pneu, cuja destinação é geralmente inadequada. Considerando a enorme quantidade de pneus descartadas anualmente e a dificuldade para a disposição correta destes resíduos, no presente trabalho, foi realizado experimento utilizando a borracha de pneu na substituição parcial da areia, confeccionando corpos de prova de concreto através da moldagem de formas cilíndricas para ensaio de compressão. Amostras destes blocos de concreto foram elaborados com três diferentes quantidades de borracha granulada, considerados inservíveis (0, 10 e 20% em relação à massa de areia). Tanto o agregado miúdo quanto a borracha passaram por classificação granulométrica para padronizar as proporções em triplicata. A formulação seguiu as proporções de material (cimento, agregado miúdo, agregado graúdo e água). A resistência dos blocos foi determinada a partir da média de 3 ensaios à compressão em prensa hidráulica, conforme a norma ABNT NBR 5739:2007. Os corpos de prova foram rompidos em ensaio de compressão 28 dias após sua moldagem. Resultados mostraram que, apesar de uma resistência relativamente menor que os blocos de argamassa sem adição de borracha, sua indicação é viável.
Abstract: A large part of society has focused on sustainability concepts, seeking alternatives to minimize the impacts caused by the consumption of raw materials and the large volume of waste generated. These include waste generated by construction and those from tire rubber, which is generally inappropriate. Considering the enormous amount of tires discarded annually and the difficulty to the correct disposal of these residues, in the present work, an experiment was realized using tire rubber in the partial substitution of the sand, making concrete test bodies through the molding of cylindrical forms for test of compression. Samples of these concrete blocks were elaborated with three different amounts of granulated rubber, considered to be unserviceable (0, 10 and 20% in relation to the sand mass). Both the kid and rubber aggregates underwent granulometric grading to standardize proportions in triplicate. The formulation followed the proportions of material (cement, small aggregate, large aggregate and water). The strength of the blocks was determined from the average of three tests on compression in hydraulic press, according to the standard ABNT NBR 5739: 2007. The specimens were ruptured in compression test 28 days after their molding. Results showed that, despite a relatively lower resistance than blocks of mortar without addition of rubber, its indication is feasible.
Palavras-chave: Resíduos
Concreto
Borracha de pneu
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário CESMAC
Sigla da Instituição: CESMAC
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
Citação: PONTES, Alda Marcela Souza de Albuquerque, ARAÚJO ,Elisa Rodrigues. Análise da utilização de borracha de pneu como redução de resíduos sólidos para produção de blocos de concreto. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Curso de Engenharia Civil, Centro Universitário CESMAC, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://srv-bdtd:8080/handle/tede/172
Data do documento: 4-Jun-2018
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação



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