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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Percepção da contribuição do estágio Integrado de saúde de Maceió - AL no Processo formativo do acadêmico
Autor(es): Silva, Aline Lacerda
Duarte, Ana Clara de Souza
Primeiro Orientador: Prado, Érika Rosângela Alves
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Rodrigues, José Erickson
metadata.dc.contributor.referee1: Pimentel, Emanuelle Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee2: Anjos, Clarissa Cotrim dos
Resumo: A pesquisa objetivou analisar a percepção do processo formativo do acadêmico em um estágio integrado de saúde.O estudo foi do tipo analítico transversal, qualitativo, empregando a técnica do discurso do sujeito coletivo.Foram analisados oito cursos da área de saúde que estavam inseridos nas ações integradas. A coleta foi realizada entre o período de janeiro a abril de 2017 no Centro Universitário Cesmac de Maceió-Al. Os acadêmicos tiveram uma média deidade de 23 anos (dp=3,94), variando entre 19 a 36 anos;entre os quais, houve maior predominância do gênero feminino com 73,33%. O Estágio integrado vem crescendo, ampliando sua forma de fazer saúde, inserindo assim novos cursos. A Interpretação das expressões chaves justapostasanalisadas no discurso do sujeito coletivo, foi detectado como aspecto mais percebido pelos participantes que houve a vivência multiprofissional, apesar de terem encontrado algumas dificuldades, os resultados foram bem positivosquanto as suas vivências voltadas para Saúde Pública, proporcionando conhecimento, organização, planejamento e gestão do serviço em saúde, refletindo uma experiência dentro dos moldes exigidos pelas Diretrizes Curriculares para os cursos da área de saúde exigidos pelo Ministério da Educação.
Abstract: The objective of this research was to analyze the perception of the formative process of the academic in an intershipwhithin the health system. The study was of the transversal, qualitative analytical type, applying the collective subject discourse technique. Eight health courses that were included in the Integrated actions were analyzed. The information gathering was carried out between January and April 2017 at Centro UniversitárioCesmac de Maceió-Al. The average age of the academics was 23 years (dp = 3.94), ranging from 19 to 36 years of age, among which, there was a greater predominance of the female gender with 73.33%. The Integrated Internship has been growing, increasing its way of working on the health system, thus inserting new courses. The Interpretation of the key juxtaposed expressions analyzed in the discourse of the collective subject was detected as the most perceived aspect by the participants that had multiprofessional experiences, although they perceived some difficulties, the results were very positive as their experiences aimed at Public Health, providing knowledge, organization, planning and management of the health service, reflecting an experience in the format required by the Curricular Guidelines for the health care courses required by the Ministry of Education.
Palavras-chave: Percepção
Estágios
Saúde Pública
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário CESMAC
Sigla da Instituição: CESMAC
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
Citação: SILVA, Aline Lacerda, DUARTE, Ana Clara de Souza. Percepção da contribuição do estágio integrado de saúde de Maceió - AL no processo formativo do acadêmico. 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Fisioterapia) - Curso de Fisioterapia, Centro Universitário CESMAC, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://srv-bdtd:8080/handle/tede/159
Data do documento: 20-Jun-2017
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação

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