Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://srv-bdtd:8080/handle/tede/157
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise de viabilidade de implantação de uma hidrovia na Lagoa Manguaba: ligação Marechal Deodoro a Maceió.
Autor(es): Fradique, Diego Cavalcante
Nascimento, Rilbert Sullivan Natalicio do
Primeiro Orientador: Santos, Roseneide Honorato dos
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira Junior, Ivanildo Alves de
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Fernando Silva
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma análise de viabilidade para implantação de uma hidrovia na Lagoa Manguaba, que interligue as cidades de Marechal Deodoro a Maceió, tendo em vista a saturação dos transportes rodoviários existentes nessas localidades e a falta de modais alternativos. A metodologia adota para construção deste estudo foi em sua primeira fase o levantamento bibliográfico, com apresentação de conceitos norteadores ao estudo, após definição da rota por meio de levantamento em campo e em seguida investigação da aceitação do modal proposto por parte da população contemplada. Foi possível realizar a caracterização dos elementos de um projeto hidroviário, confirmar que a implantação de um modal hidroviário é necessário e possui aceitação do público, além de oferecer uma alternativa para o atendimento da demanda de passageiros e proporcionar o desenvolvimento das comunidades que façam parte do entorno da hidrovia, principalmente da região onde podem ser implantados terminais, e, quanto a isto, se mostrou mais interessante para os possíveis usuários da hidrovia, a construção de terminais multimodais, o que permite a integração com o transporte rodoviário, garantindo sua manutenção, porém, de forma mais distribuída e dando alternativas aos transientes.
Abstract: This research presents a feasibility analysis for the implementation of a waterway in the Manguaba Lagoon, connecting the cities of Marechal Deodoro and Maceió, due to the saturation of existing road transport in these localities and the lack of alternative modes. The methodology adopted for the construction of this study was in its first phase the bibliographic survey, with presentation of guiding concepts to the study, after defining the route by means of field survey and then investigation of the acceptance of the proposed modal by the contemplated population. It was possible to characterize the elements of a waterway project, to confirm that the implementation of a waterway modality is necessary and has public acceptance, as well as offering an alternative to meet the demand of passengers and to provide the development of communities that are part of the in the vicinity of the waterway, mainly in the region where terminals can be implanted, and, in this respect, it has proved more interesting for the possible users of the waterway, the construction of multimodal terminals, which allows integration with road transport, however, in a more distributed way and giving alternatives to transients.
Palavras-chave: Modal de transporte
Hidrovia
Lagoa Manguaba
Terminal de transporte
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário CESMAC
Sigla da Instituição: CESMAC
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
Citação: FRADIQUE, Diego Cavalcante, NASCIMENTO, Rilbert Sullivan Natalicio do. Análise de viabilidade de implantação de uma hidrovia na Lagoa Manguaba: ligação Marechal Deodoro a Maceió. 2018. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Curso de Engenharia Civil, Centro Universitário CESMAC, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://srv-bdtd:8080/handle/tede/157
Data do documento: 6-Jun-2018
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.